Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato dos Comerciários realizará 1º Encontro de Cipeiros

Segurança e saúde no trabalho são fundamentais. Para isso, é necessária a criação e a atuação firme da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em cada empresa, tornando mais seguro e saudável o dia a dia dos trabalhadores. Para contribuir e reforçar a importância dessas comissões, o Sindicato realizará o seu encontro de cipeiros, o primeiro da história dos comerciários, um compromisso da atual gestão.

Esse primeiro encontro acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, na Fazenda dos Comerciários, em Paty do Alferes. Serão dezenas de comerciários eleitos diretamente para as CIPAs participando de diversos debates sobre saúde e segurança no trabalho.

“Será mais uma marca desta gestão. Desde que assumimos temos fortalecido a participação dos comerciários nas mais diversas atividades do Sindicato, contribuindo na formação dos trabalhadores”, comemora o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

A CIPA é uma obrigação prevista na Norma Regulamentadora 5. Quem é da CIPA tem mandato de um ano e pode ser reeleito. O cipeiro não pode ser demitido sem justa causa, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Também não pode ser transferido de local ou função sem concordar com isso.

“Esse encontro vai ajudar diretamente na formação dos cipeiros, que vão adquirir mais conhecimento para atuar na prevenção aos acidentes, sobre o cuidado com a saúde dos comerciários”, afirma a diretora Daniele Moretti, responsável pela CIPA no Sindicato.

“Estamos organizando um grande encontro dos cipeiros na fazenda. Serão dois dias de trocas de informações, conhecendo mais a experiência de cada um e até mesmo das dificuldades enfrentadas dentro das empresas”, destaca Paulo Henrique, também responsável pela CIPA no Sindicato.

Se na sua empresa ainda não tem CIPA, tá na hora de criar. Você pode procurar o Sindicato, que vai dar todas as informações. Segurança em primeiro lugar!