Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Ei, você aí! Me dá um aumento aí!

Mobilização para Campanha Salarial em Madureira. Imagem: Diego Cotta | Comerciários

Mobilização para Campanha Salarial em Madureira. Imagem: Diego Cotta | Comerciários

Na manhã desta quinta-feira (10) Madureira, berço do samba e comércio nervoso, foi a região escolhida para a mobilização de comerciárias e comerciários para a Campanha Salarial do Sindicato dos Comerciários Rio. O presidente Márcio Ayer, juntamente com vários outros diretores da entidade, fez corpo a corpo com os trabalhadores, explicando sobre as principais demandas da categoria e convidando-os para participar ativamente da luta por melhores salários.

A animação era tão contagiante que os próprios locutores que anunciavam promoções na frente da loja incentivaram a mobilização, emprestando seus microfones para que os diretores falassem aos comerciários. “Precisamos da participação massiva dos trabalhadores na luta pelo aumento de salários e amplificação de direitos. Eles passaram muito tempo sem a devida atenção, mas isso acabou!”, avisou o presidente Márcio Ayer.

O locutor J.F., de uma grande casa de tecidos, fez duras críticas à forma como ele e seus colegas vêm sendo tratados na loja. Denunciou os baixos salários e o comportamento dos patrões. “Acho super importante o Sindicato está lutando por nossos direitos porque os patrões só sabem cobrar, cobrar e cobrar. Tudo aumenta, menos o nosso salário. Eu queria agradecer por essa luta porque a coisa tá feia!”

Flagra de acúmulo de função Enquanto a marcha seguia pela Estrada do Portela, principal avenida do bairro, os diretores do Sindicato dos Comerciários do Rio flagraram novamente o descarregamento de produtos das Lojas Americanas sendo realizado por comerciárias. Como da outra vez, os diretores exigiram a suspensão da prática, lacrando o caminhão na frente da loja.

“A loja é reincidente nesta questão. Nos dirigimos à Madureira para convocar a categoria a integrar ao movimento da Campanha Salarial, mas assim que flagramos este absurdo tivemos que atuar. As Lojas Americanas já está no nosso radar, inclusive com negociações sérias sobre tíquete refeição etc.”, alertou o diretor que é funcionário da rede, Alessandro Furtado.

Subsede – O presidente Márcio Ayer aproveitou ainda para anunciar que, em breve, deverá ser reinaugurada a subsede de Madureira, para melhorar o acesso dos trabalhadores do bairro à assessoria jurídica, sindicalização, homologação e outros serviços oferecidos pelo Sindicato.

As mobilizações para entrega da pauta de reivindicações aos sindicatos patronais continuam. Confira a agenda:

  • 11/3 (sexta), às 10h no Calçadão de Campo Grande, entrega da pauta ao Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj);
  • 15/3 (terça-feira), às 10h na Taquara, entrega de pauta ao Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismo, Ferragens, Tintas, Louças, Vidros e Materiais para Construção a Varejo do Município do Rio de Janeiro (Sindfer).
Presidente Marcio Ayer conversa com comerciárias em Madureira

Presidente Marcio Ayer conversa com comerciárias em Madureira. Imagem: Diego Cotta | Comerciários