Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Ajude quem precisa nesta pandemia, doe alimentos e materiais de higiene para os comerciários

Ruas vazias, com lojas fechadas, são um cenário triste desta pandemia. Com isso, muitos comerciários perderam seus empregos ou estão com a renda familiar reduzida e agora passam por uma situação crítica. Mas é também em momentos difíceis que muitas pessoas demonstram toda sua solidariedade. O Sindicato dos Comerciários está com a campanha de arrecadação de alimentos e de materiais de higiene, é hora de ajudar quem está precisando muito e depende da nossa contribuição.

alimentos

Muitos comerciários precisam de um socorro urgente e o alimento é aquilo que não pode faltar para nenhuma família, uma vez que as atividades normais do comércio não tem data para retornar. Esse quadro de incertezas tem deixado as famílias ainda mais apreensivas, sem qualquer perspectiva para garantir seu sustento diário.

Para amenizar os estragos causados por esta pandemia, o Sindicato colocou sua estrutura para receber doações de alimentos, como também materiais de higiene tão importantes neste momento. “Nossa diretoria está empenhada em arrecadar alimentos para serem distribuídos entre os comerciários que perderam seus empregos ou que tiveram seus rendimentos reduzidos, com suas famílias necessitando de ajuda para se alimentar. Nessas horas toda ajuda é bem vinda”, declara Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Desemprego em alta e falta de perspectivas

Sem uma ajuda mais efetiva dos governos, muitos trabalhadores ficaram sem emprego e perderam suas rendas nesta pandemia. Somente nos meses de março e abril, 1,5 milhão de trabalhadores entraram com pedido de seguro-desemprego, um salto de 31% em comparação com o mesmo período de 2019.  

Para piorar, o governo federal não tem um projeto para recuperar a economia e gerar emprego, que será atingido fortemente em 2020. Um estudo da UFRJ mostra uma potencial redução dos postos de trabalho, de 4,7 a 14,7 milhões de trabalhadores podem ficar desempregados. No comércio isso representaria entre 1.529.383 a 3.673.369 a menos de empregos.

A situação ainda ficará mais complicada se medidas mais restritivas forem adotadas pelas autoridades públicas, com fechamento de algumas rodovias e até mesmo com lockdown – o isolamento total, com proibição de pessoas circulando na rua. Por isso, essa é sua chance de ajudar quem mais precisa!

Veja como ajudar

A arrecadação de alimentos vai até o dia 30 de julho. O Sindicato receberá alimentos não perecíveis, em qualquer quantidade, pois toda ajuda será fundamental, além dos materiais de higiene. Todas as doações serão recebidas dentro das condições de segurança e os alimentos serão separados e higienizados para posterior entrega. Mais informações sobre como doar, através do telefone: (21) 96465-5930.

Locais de arrecadação

-Sede: R. André Cavalcanti, 33, Lapa. 
-Campo Grande: Rua Iaçu, 74 (próximo à rodoviária).
-Madureira: Rua Américo Brasiliense, 158.