Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Dirigentes e sindicalizadores recebem formação

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (20/7), na Sede do Sindicato, o primeiro módulo do ciclo de formação para aperfeiçoamento de conhecimentos sindicais, voltado aos diretores e sindicalizadores do SECRJ. O módulo foi coordenado pela professora Márcia Silva, que já foi militante sindical bancária e hoje é professora na Universidade Veiga de Almeida.

Com a participação interessada dos dirigentes e agentes de sindicalização, a professora aprofundou a discussão sobre as relações de trabalho na sociedade capitalista, conceituando a divisão entre capital e trabalho, mais valia, luta de classes e a importância da organização sindical para a garantia de direitos e ampliação das conquistas dos trabalhadores.

Responsável pelas atividades de formação sindical, a vice-presidenta Alexsandra Nogueira falou sobre a importância da palestra. “A maior parte dos dirigentes e sindicalizadores é inexperiente em relação a vários destes conteúdos. Felizmente, todos estão com muita vontade de aprender. O que vai melhorar muito nossa maneira de gerir o sindicato e a forma como vamos nos relacionar com a base de trabalhadores comerciários”, disse.

Um dos temas que gerou mais interesse foi a discussão sobre a precarização das relações de trabalho, que ocorre, dentre outros fatores, com a terceirização de mão de obra. “A terceirização reduz salários e postos de emprego, aumenta as jornadas, amplia o número de acidentes e a discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, ainda enfraquece as organizações sindicais, reduzindo sua capacidade de pressionar empregadores por melhores condições de trabalho” comentou o secretário de Finanças do SECRJ, José Cláudio de Oliveira, durante a discussão.

O processo de formação dos dirigentes e sindicalizadores do SECRJ será permanente, com a realização de outros ciclos, para os quais serão convidadas diversas entidades, militantes e órgãos parceiros do SECRJ. Segundo a vice-presidenta, o próximo passo será a realização de um seminário estratégico de três dias no mês de agosto, no qual os diretores vão melhorar sua compreensão sobre as tarefas que têm nos próximos cinco anos de gestão, tanto do ponto de vista político quanto administrativo.