Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Diretora do Sindicato recebe prêmio por luta pelos direitos das mulheres

Diretora Rosangela Silva recebe Prêmio Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro das mãos da deputada Enfermeira Rejane | Foto: Wellington Santos/Comerciários

“Esse prêmio não é só meu, é de todas as comerciárias que sofrem com os abusos e a violência do machismo nas lojas. Comerciárias esse prêmio é nosso!”. Foi assim que a diretora do Sindicato dos Comerciários do Rio, Rosangela Silva iniciou sua fala ao receber o Prêmio Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por iniciativa da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB). O nome de Rosangela foi indicado pela Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Na última segunda-feira (11), a Alerj realizou uma sessão solene para homenagear  14 mulheres que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres com o Diploma Leonilda Daltro.  A luta das comerciárias foi representada por Rosangela Silva, que com a bandeira do Coletivo Margaridas em punho,  aproveitou o momento para denunciar o sofrimento das mulheres trabalhadoras, em especial as de supermercados. que muitas das vezes não podem nem mesmo ir ao banheiro.

“Esse Prêmio é nosso! É de todas as comerciárias que sofrem com o assédio dentro nas lojas. Sou uma comerciária de supermercados e faço parte do Coletivo Margaridas no Sindicato dos Comerciários que é composto apenas por trabalhadoras do comércio. É esse coletivo que nos dá força para continuar a luta pela igualdade de direitos no trabalho e o combate ao assédio e a violência contra as mulheres.”, discursou a diretora.

 
Quem foi Leolinda Daltro ? 

Leolinda Figueiredo Daltro (1859-1935)  foi uma das primeiras mulheres a levantar a bandeira do direito ao voto da mulher. Leolinda foi fundadora do Partido Republicano da Mulher e também foi precursora do feminismo pátrio no Brasil.

Diretora Rosangela Silva concede entrevista para TV Alerj | Foto: Wellington Santos