Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Feliz Dia do Comerciário! Descanse e aproveite seu dia

Nesta segunda-feira (19), Dia do Comerciário, está proibido a abertura de qualquer loja. Nossa Convenção Coletiva garante este direito. Não vale nem venda on-line, trabalho remoto ou ficar em loja com as portas fechadas. Se a sua empresa insistir em abrir, não fique calado, denuncie!

dia do comerciario

“Os comerciários e as comerciárias merecem ter o seu dia para comemorar, ter seu descanso, relaxar e aproveitar o tempo com a família e os amigos. Esse direito está na nossa Convenção Coletiva e nenhuma loja pode funcionar neste dia. Essa é uma conquista que precisamos valorizar, pois mostra o quanto é importante termos uma convenção assinada, garantindo todos os nossos direitos. Então, comerciários e comerciárias, aproveitem muito este dia”, comemora Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Em Niterói, o comércio funcionará no dia 19 através de acordo com os patrões. No Rio de Janeiro, o Sindicato não aceitou a abertura das lojas e fez valer o que determina a Convenção Coletiva. Quem trabalha o ano inteiro, merece ter o seu merecido descanso.

A história do feriado 

O Dia do Comerciário neste mês faz referência ao ato que ocorreu em 29 de outubro de 1932, quando caixeiros – como eram conhecidos os trabalhadores do comércio – se reuniram em manifestação no Largo da Carioca, Centro do Rio, contra a exploração e aos abusos a que eram submetidos pelos patrões. Outros trabalhadores se juntaram aos comerciários, como ferroviários, professores e jornalistas. O grupo marchou para a sede da Presidência da República, onde apresentou suas reivindicações ao então presidente Getúlio Vargas. Da sacada do Palácio, Vargas discursou para as cinco mil pessoas – uma multidão para os padrões da época – que exigiam um trabalho mais digno e humanizado.

Naquela mesma data, o então presidente atendeu às reivindicações dos comerciários e assinou o decreto que criou a Carteira de Trabalho, instituiu o repouso semanal remunerado aos domingos e acabou com a carga horária de 12 horas diárias. 

Denuncie

Apesar da proibição de abrir, alguns patrões ainda insistem nesta irregularidade. Por isso, continuamos nossa fiscalização, não apenas no Dia do Comerciário, mas durante todo o ano para defender os direitos de todos vocês. 

Se o patrão vacilar, entre em contato com a gente para denunciar: www.secrj.org.br/denuncias. Caso prefira, envie um email para denuncia@secrj.org.br ou mande mensagem para (21) 96424-3770. A denúncia é anônima.