Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Conta Certa: Sindicato confere os cálculos da sua rescisão

Imagem: reprodução da internet

A reforma trabalhista do golpista Michel Temer acabou com a homologação obrigatória, pelos sindicatos, das rescisões de contratos de trabalho (RCTs). Agora, quando demite um trabalhador, é a própria empresa que faz os cálculos de quanto deve pagar pela rescisão. Ou seja, a raposa está tomando conta do galinheiro. Para conferir estes cálculos e garantir que o trabalhador não será passado pra trás pelo patrão, o Sindicato dos Comerciários do Rio lançou o serviço Conta Certa.

“O cálculo feito pelo Sindicato é bom para o trabalhador e até para o patrão, porque aumenta a segurança jurídica, reduzindo a chance do funcionário entrar na Justiça contra a empresa. Só faz sentido fazer a homologação por fora quando há algo a esconder no pagamento da rescisão. Por isso, o trabalhador deve ficar atento para evitar ser prejudicado”, explica a presidenta interina do Sindicato, Alexsandra Nogueira.

A procura pelo Conta Certa vem crescendo desde o lançamento do serviço, em maio. Nesse tempo, a equipe de técnicos do Sindicato já identificou vários casos de rescisões inexatas, sempre com a diferença a menos para o trabalhador. Em alguns casos, foram identificadas diferenças de até R$ 8 mil reais pelo não pagamento da multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Como funciona – Para ficar tranquilo, não pense duas vezes: traga sua documentação ao Sindicato antes de assinar a rescisão. Feitos os cálculos, quando identifica erros, a empresa é comunicada e tem prazo de dez dias para regularizar. Se não pagar, o caso é levado ao Departamento Jurídico para que seja dada entrada em ação na Justiça do Trabalho. Até o momento já há várias ações ajuizadas contra empresas por erros nas rescisões. 

Foi demitido e ainda não fez sua homologação? Não se deixe enganar! Todo comerciário tem direito ao Conta Certa. O atendimento é por ordem de chegada, nas seguintes unidades: Sede (R. André Cavalcanti, 33 – Lapa) – de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h; Núcleo Madureira (R. Américo Brasiliense, 158) – terças-feiras, das 8h30 às 16h; Núcleo BarraShopping (área de descarga 5 e 6) – de segunda à quinta-feira, das 10h às 17h30; Núcleo de Campo Grande (R. Iaçu, 74) – de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h.