Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Consciência Negra: Igualdade é um direito

Racismo também é um problema seu! Nesta semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Sindicato chama atenção para atitudes racistas que presenciamos no dia a dia, inclusive no comércio. Quantas pessoas no seu ambiente de trabalho são negras? Quantas dessas pessoas negras ocupam espaços de poder e de decisão? Quantas dessas pessoas são bem remuneradas e reconhecidas? Quantas dessas pessoas são mulheres negras?

consciência negra

“O racismo é uma realidade em nossa sociedade e precisa ser combatido. No comércio tivemos casos que ocorreram recentemente. O Sindicato, através de sua diretoria, está pronto para prestar todo assistência necessária para esses casos, inclusive jurídica. Lutar contra o racismo é papel de todos”, declara Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Infelizmente não são poucos os casos de racismo no comércio. No final de agosto, a gerente de uma loja chamou a funcionária de escrava. O caso foi parar na delegacia. O Sindicato prestou solidariedade e assistência à trabalhadora. Outro caso recente que ganhou repercussão foi de uma comerciária de supermercado que foi demitida após denunciar um caso de racismo por parte de outro funcionário. O Ministério Público do Trabalho chegou a denunciar a empresa por omissão.

Racismo é crime e precisa ser combatido. Ainda hoje, o preconceito é grande, inclusive no mercado de trabalho, onde negros e negras acabam ocupando postos menos qualificados. É importante que as pessoas denunciem casos de racismo”, afirma a diretora de Promoção da Igualdade Racial do Sindicato, Darlana Santiago. 

Não se engane, o racismo é uma das formas de exploração mais cruéis e mais naturalizadas contra os trabalhadores. O racismo derruba a autoestima, mina as possibilidades de crescimento profissional e coloca muitas pessoas cada vez mais à margem da sociedade! 

Sofreu racismo? Denuncie em www.secrj.org.br/denuncias. Caso prefira, envie um email para denuncia@secrj.org.br ou mande mensagem para (21) 96424-3770. A denúncia é anônima.

Leia também: 

Racismo é crime. Não se cale, denuncie!

Coletivo de Igualdade Racial debate racismo no trabalho