Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Conheça as lojas “campeãs” de denúncias em 2017

O Setor de Denúncias do Sindicato dos Comerciários do Rio divulgou o ranking das empresas que mais tiveram denúncias dos comerciários por desrespeito aos direitos trabalhistas no ano passado. O segmento dos supermercados se destacou com seis empresas dentre as 14 primeiras da lista, com denúncias relacionadas principalmente ao não pagamento do adicional ou das folgas de domingos e feriados (27%), não pagamento de horas extras ou problemas com banco de horas (13%) e assédio moral (10%).

Os comerciários também se queixaram de atrasos nos pagamentos, pagamento por fora do contracheque e homologações fraudulentas, dentre outros abusos cometidos pelos patrões. Na comparação por segmento, os magazines e lojas de vestuário ficaram na segunda colocação, com quatro empresas dentre as 14 primeiras. Também aparecem na listagem redes de lojas de eletroeletrônicos, atacadistas de alimentos e lojas de material de construção. 

Ranking das empresas do comércio carioca com maior número de denúncias por desrespeito às leis trabalhistas ou à convenção coletiva:

1ª – Campeão (Supermercados Germans),
2º – Pão de Açucar (Grupo GPA),
3º – Leader,
4º – Zona Sul,
5º – Supermercados Guanabara,
6º – Ponto Frio,
7º – Casas Bahia,
8º – Super Rede (Cerealista),
9º – Riachuelo,
10º – Amoedo,
11º – Lojas Americanas,
12º – Prezunic,
13º – Ricardo Eletro,
14º – Supermercados Mundial.

O que acontece com a denúncia? – Depois da denúncia passar por uma triagem, a empresa pode ser chamada ao Sindicato para apresentar documentos e esclarecer os problemas. Em outros casos, a equipe de fiscalização vai ao estabelecimento para constatar se a denúncia procede. Quando isso acontece, a denúncia pode se transformar em ação judicial contra a empresa, ou ser remetida ao Ministério Público do Trabalho com pedido de elaboração de Termo de Ajustamento de Conduta. Ela também pode ser encaminhada a outros órgãos, como a Vigilância Sanitária, a Defesa Civil e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho. Quando se trata de descumprimento das convenções coletivas de trabalho, o Sindicato pode multar a empresa, além de bloquear seus pedidos de acordo para abertura aos domingos e feriados.

Rolou esculacho na sua loja? Não se cale frente aos abusos! Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. Denuncie com rapidez pelo www.comerciariodenuncia.com.b. Aqui a sua denúncia tem poder.