Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Comerciários discutem Trabalho e Cultura no Emergências

Da esquerda para direita: MV Hemp, Luisa Barbosa, Márcio Ayer e Oscar Andrade

Da esquerda para direita: MV Hemp, Luisa Barbosa, Márcio Ayer e Oscar Andrade. Imagens: Wellington Santos/Sindicato dos Comerciários do Rio

Por iniciativa do Coletivo do CultMídia do Rio de Janeiro, juntamente com a diretoria do Sindicato dos Comerciários aconteceu na manhã de hoje a roda de conversa “Juventude, Cultura e Trabalho” no auditório do Sindicato no Bairro de Fátima. A atividade faz parte da programação do Emergências, que é um encontro mundial para debater novas linguagens culturais promovido pelo Ministério da Cultura.

A roda de conversa teve a mediação do presidente do Sindicato dos Comerciários Márcio Ayer e as contribuições do deputado comunista pela Frente Ampla Uruguaia, Oscar Andrade, da doutora em Sociologia pela UFRJ, Luisa Barbosa,  do representante do Coletivo Cultural Comando na Selva, MV Hemp. Os debatedores aprofundaram o tema tendo como centro as contradições do mundo trabalho e as dificuldades dos trabalhadores de terem acesso ao fazer cultural, ao lazer e ao próprio descanso.

“Uma experiência única. Compartilhar e trocar experiências com militantes de vários países da América Latina e de vários estados do Brasil sobre a questão do trabalho e da juventude. Sou trabalhador do comércio, mas fui músico de periferia e sei como são as dificuldades de ser artista tendo que garantir o sustento,” comentou Márcio Ayer.

Para o dirigente, o Emergências está sendo um grande e oportuno evento que vai contribuir para construção de novas formas de luta para a cultura e também para os movimentos tradicionais como os sindicatos e entidades representativas de movimentos sociais.