Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Greve: Guanabara de Bangu é o primeiro a fechar

Trabalhadores do Guanabara de Bangu em greve | Foto: Rafael Rodrigues/Comerciários

Na manhã da última terça-feira (7/8), o Sindicato dos Comerciários fechou a loja dos supermercados Guanabara em Bangu , na Zona Oeste do Rio. Equipes do Sindicato chegaram no local às 4h para recepcionar a chegada dos 500 funcionários da loja, que aderiram em massa à greve não quiseram entrar pra trabalhar. Por iniciativa do Sindicato, foi garantida a entrada de 30% de trabalhadores dentro da loja, como exige a lei, por se tratar de serviço essencial.

O motivo da greve é a intransigência dos empregadores, que insistem em oferecer um reajuste pífio, de apenas 1,5%, abaixo da inflação, que ficou em 1,69% nos 12 meses anteriores à data base, segundo o INPC/ IBGE. Os trabalhadores do comércio também já sentem na pele os danos da reforma trabalhista – muitos estão sendo demitidos e novos funcionários vem sendo contratados no novo regime, que é menos favorável ao trabalhador.

“É a concretização da greve que anunciamos na semana passada. Estamos reivindicando reajuste de salário e melhores condições de trabalho. Nossa luta nas mesas de negociação é por um reajuste de 8%, mas os patrões, incluindo o Guanabara, estão batendo na tecla de 1,5%. Já estamos na sexta mesa e até agora não conseguimos um consenso”, esclarece Alexsandra Nogueira, presidenta interina do Sindicato dos Comerciários.