Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Eleição da CIPA reforça importância da prevenção

O Sindicato tem atuado diretamente para criar e fortalecer as CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Na semana passada, dois diretores da entidade foram eleitos para a CIPA nas unidades onde trabalham.

cipa

O diretor Raimundo Nonato foi eleito para a CIPA na Filial 11 do Guanabara, em Campo Grande. Já a diretora Maria do Rosário foi eleita na Filial 15, do mesmo supermercado, em Vila Valqueire, juntos com outros trabalhadores das filiais.

“Estive acompanhando as eleições da CIPA. Nossa direção tem apoiado e participado da construção das comissões nas empresas. A prevenção contra acidentes e a saúde dos trabalhadores precisam vir em primeiro lugar e o cipeiro é um grande aliado na defesa dos comerciários”, declara Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.

Fortalecimento da CIPA

Em um momento de pandemia, a CIPA é fundamental para proteger os trabalhadores dos riscos de contágio. A Comissão de Apoio ao Cipeiro do Sindicato tem contribuído com orientações para trabalhadores e empresas de como atuar para criar ambientes de trabalho mais seguros para os seus trabalhadores.

A CIPA é formada por trabalhadoras e trabalhadores que uma vez eleitos podem propor medidas de proteção à saúde e segurança dos funcionários, como também fiscalizando o ambiente de trabalho. Em tempos de pandemia, a atuação da CIPA se torna ainda mais relevante, pois é preciso garantir todos os meios para assegurar a saúde dos trabalhadores.

“A CIPA sempre foi um instrumento importante da luta pela saúde dos trabalhadores .Nesse momento, em que o mundo vive essa pandemia do coronavírus, se tivermos uma CIPA comprometida em colocar em prática o que as Normas Reguladoras propõem, teremos uma grande aliada por melhores condições nos ambientes de trabalho, menos adoecimentos, menos riscos à saúde e maior prevenção aos riscos de acidentes”, afirma, Daniele Moretti, diretora da Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho.

Se você quer participar ou criar a CIPA na sua empresa, entre em contato com a gente: cipa@secrj.org.br.

Não deixe os trabalhadores em risco – Se os patrões estão vacilando com a segurança e a saúde dos trabalhadores faça uma denúncia ao Sindicato. Ela é anônima e pode ajudar o Sindicato a tomar providências. Envie sua denúncia por e-mail com fotos e documentos que comprovem a situação e envie para denuncia@secrj.org.br.