Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Brasil é um dos piores países para trabalhar, diz OIT

Montagem: CUT Nacional/ reprodução da internet

Por conta da reforma trabalhista de Temer, o Brasil passou a integrar a lista dos países que mais descumprem as normas internacionais do trabalho, divulgada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na última terça-feira (29/5). Há um ano, a OIT vinha condenando a reforma por entender que os trabalhadores nunca foram ouvidos e nem puderam opinar sobre suas propostas.

Para o órgão internacional, a reforma viola normas de proteção internacional que o país se comprometeu a seguir, especialmente a Convenção 98, que trata do direito à sindicalização e à negociação coletiva. O Brasil entrou na lista suja da OIT, ao lado de Haiti e Camboja, após denúncias feitas por sindicatos de que a reforma só piorou as relações de trabalho no país.

Em nota conjunta feita após a divulgação, as centrais sindicais brasileiras afirmaram esperar que o Governo reconheça a gravidade do erro cometido e faça a revogação imediata da reforma trabalhista. Até agora, o Ministério do Trabalho não se manifestou oficialmente sobre o assunto.