Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Avança negociação pela Segunda de Carnaval

Trabalhadores de shoppings estão cada vez mais mobilizados contra a abertura das lojas na Segunda de Carnaval. Foto: Carla Santos/ Comerciários.

Segue difícil a negociação entre o Sindicato dos Comerciários do Rio e os patrões para decidir se os shoppings da cidade vão ou não funcionar na próxima Segunda-feira de Carnaval. Ainda não houve acordo, mas na mesa redonda realizada nesta quinta-feira (9/02), na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho (SRTE), surgiram duas propostas para a análise dos trabalhadores e lojistas.

Pela primeira proposta, apresentada pelo Sindicato, a folga na Segunda de Carnaval seria dada como uma compensação antecipada pelo trabalho extra nas maratonas de vendas, que o comércio sempre realiza no final de ano. Pela segunda proposta, apresentada pelo superintendente Helton Youmura, essa folga no Carnaval poderia ser trocada pela folga extra que os comerciários teriam direito pelo trabalho em algum feriado próximo, como o feriado municipal de São Jorge, em abril.

“A Segunda de Carnaval nunca foi uma boa data para as vendas. Tanto é assim que sempre foi colocada para a negociação”, defendeu o superintendente. Representantes do Sindilojas (lojas de shopping), Sindifer (ferragens e material de construção), Simerj (material elétrico e eletrodomésticos) e da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio) prometeram uma resposta até a próxima terça-feira (14/02), em nova mesa redonda agendada pela SRTE.

Nova reunião – “Eles admitem que os comerciantes estão divididos. Uns querem abrir na Segunda de Carnaval por pura ganância. Outros não, porque além dos eventuais prejuízos com vendas abaixo dos custos operacionais, temem pela segurança de seus funcionários. Por isso a resposta dos sindicatos patronais ainda é imprevisível. Vamos fazer consultas aos comerciários para saber o que eles pensam das propostas em discussão. Ao mesmo tempo, vamos continuar pressionando e mantendo a mobilização dos trabalhadores para que tenhamos um resultado positivo para a categoria”, comentou o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, que participou da reunião ao lado dos diretores Marcelo Black e José Cláudio de Oliveira, além de advogados da entidade.

As nove empresas administradoras de shoppings que operam na cidade também serão chamadas para a próxima mesa redonda. “Chegamos até aqui pela mobilização dos trabalhadores juntos com o Sindicato. Algumas administradoras já voltaram atrás por conta da nossa pressão.  Pra conquistar de vez nosso baile de carnaval é preciso ainda mais pressão! Juntos somos muito mais fortes!”, convoca o presidente Márcio.