Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

As mulheres de Miguel Pereira não estão sós

Grande parte da diretoria do Sindicato compareceu ao ato. Foto: Dara Bandeira/ Comerciários

A Câmara Municipal de Miguel Pereira foi palco de mais uma comemoração em homenagem à luta das mulheres. A celebração aconteceu nesta terça-feira (14/3) e contou com a participação da diretoria do Sindicato dos Comerciários, trabalhadoras no comércio e moradores da cidade. Liderada pelo Coletivo Margaridas – que promove um mês inteiro de conversas e conscientização sobre temas relacionados às mulheres – a atividade entregou certificados a 14 mulheres da região, em reconhecimento a sua participação nas lutas da categoria no último ano.

A vice-presidenta do Sindicato, Alexsandra Nogueira, falou sobre a importância das atividades realizadas pelo Coletivo Margaridas junto às comerciárias, sempre com o objetivo de ampliar o debate sobre as violações dos direitos das mulheres, sobretudo nos ambientes de trabalho. “É muito bom perceber que apesar das nossas lutas, que são muitas e diárias, apesar da dupla jornada e de todo assédio que sofremos, a gente ganha cada dia mais consciência da realidade. É aí que começa a mudança”, comentou Alexsandra. “Esse ato é a prova de que lugar de mulher é onde ela quiser. Que a gente ocupe ainda mais lugares de poder e que converse mais sobre políticas públicas para mulheres. Não só em março, mas o ano todo”, acrescentou a diretora do Sindicato Rosângela Rocha.  

Prêmio – Thaís Gomes Balbino, uma das comerciárias homenageadas, também vai representar Miguel Pereira no I Prêmio Margarida, que será entregue na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio, em 24/3 (sexta-feira),  às 19h. Thaís e outras dez comerciárias serão premiadas por suas lutas e conquistas realizadas em nome da categoria. A comemoração vai contar com coquetel e a participação musical do grupo de samba Linda Baobá. Todas as comerciárias e comerciários estão convidados a participar. “Pra mim, é muito importante contar com o apoio do Sindicato. Até para entender melhor como reagir diante da realidade. Fico feliz por ser homenageada aqui e também pelo convite de representar Miguel Pereira no Rio. A gente segue com o lema: todo dia uma luta, todo dia uma vitória. Parabéns para nós, mulheres”, saudou Thaís.

“O machismo é resultado de uma sociedade paternalista e conservadora como a nossa, que ainda hoje reluta em aceitar que as mulheres devem ter igualdades de espaços, direitos e oportunidades com os homens. Por isso, o Sindicato apoia todas as iniciativas ao nosso alcance voltadas à garantia de participação das mulheres nas esferas de poder”, comentou o presidente Márcio Ayer, que também participou do ato em Miguel Pereira.