Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Aos 108 anos, o Sindicato está mais jovem e forte do que nunca!

 

Post_108anos_Sindicato#2O Sindicato dos Comerciários do Rio faz hoje 108 anos de fundação! A história do último ano muita gente sabe. Fizemos a maior Campanha Salarial da história da categoria, recuperamos os principais serviços do Sindicato e aumentamos em 300% o percentual de denúncias apuradas em empresas que desrespeitam os trabalhadores. Fomos pra cima dos patrões com muita coragem e determinação, para conquistar aumento acima da inflação, mais direitos e mais respeito. Um ano bom pra se lembrar. Mas, e como era antes? Você sabe a história?

Conheça a história – Nosso Sindicato nasceu em 29 de julho de 1908, fundada por balconistas, viajantes e guarda-livros que se reuniam em segredo para organizar as lutas da categoria por mais direitos. Chamava-se União dos Empregados do Comércio (UEC) e acabou sendo uma entidade de grande importância para a classe trabalhadora da época.

Os caixeiros, como eram conhecidos os comerciários, foram fundamentais, por exemplo, na luta pela jornada de 48 horas semanais. Até então, o limite da jornada era a resistência física do trabalhador. Outra luta vitoriosa dos comerciários foi pelo fechamento do comércio no sábado a partir do meio-dia, com a folga aos domingos, conquista que ficou conhecida como “Semana Inglesa”.

Anos de chumbo – Em 1966, a Ditadura interviu na entidade, destituiu a diretoria e nomeou como presidente o velho Mata Roma. Teve início um período marcado por fraudes, desvios, muita corrupção e sucateamento do Sindicato, que fechou as delegacias sindicais da Tijuca, Méier, Madureira e Largo de São Francisco. Apesar da enorme base de 400 mil trabalhadores, a distância entre a categoria e o Sindicato só aumentou. Foi uma fase sombria, mas não há mal que sempre dure.

Acionado por denúncias, o Ministério Público do Trabalho interviu na entidade em outubro de 2014. Afastou a antiga diretoria por suspeita de corrupção e porque nenhum dos dirigentes era realmente trabalhador no comércio. Organizou eleições democráticas e, por meio delas, devolveu o Sindicato aos trabalhadores.

A Hora da Mudança – Nas eleições, ganhou a Chapa 1 “A Hora da Mudança”, que contou com a ajuda da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Formada só por trabalhadoras e trabalhadores do comércio, a nova gestão fez um levantamento das reais condições do Sindicato e começou a trabalhar. Em apenas um ano de trabalho, as mudanças já estão surtindo efeito. Com participação crescente das trabalhadoras e trabalhadores, estamos cada vez mais fortes e organizados. Os patrões estão irritados, mas a categoria está recuperando o seu orgulho.

Agora só falta você! Chega junto nessa luta por + salários + direitos + respeito! Sindicaliza-se! Preencha sua ficha em www.comerciariosrio.org.br