Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Aniversário da “Hora da Mudança”

No dia 17 de junho de 2015 a chapa “A Hora da Mudança” toma posse da diretoria do Sindicato dos Comerciários

Há exatos três anos o Sindicato deixou de estar a serviço de interesses privados de poucos, para voltar a ser a Casa de todos os comerciários. Tudo começou quando, em outubro de 2014, a Justiça do Trabalho determinou uma intervenção que afastou os antigos dirigentes e bloqueou seus bens. Em paralelo, teve início uma auditoria que identificou desvios de pelo menos R$ 100 milhões apenas nos cinco anos anteriores. Depois foram organizadas eleições democráticas, livres de fraudes, para garantir que a  entidade fosse realmente devolvida aos trabalhadores do comércio.

Deu certo! Em 17 de junho de 2015 tomou posse a chapa “A Hora da Mudança”, formada apenas por comerciários de verdade, que assumiram com o compromisso de reaproximar o Sindicato dos trabalhadores e resgatar a dignidade da categoria. “Após quase 50 anos nas mãos de pelegos e corruptos, o Sindicato volta ao controle dos trabalhadores”, comemorou na época o presidente licenciado Márcio Ayer, hoje temporariamente afastado para levar a luta dos comerciários ainda mais longe.

Desde a posse da nova diretoria foram realizadas duas campanhas salariais com ganho real para categoria; a apuração de denúncias aumentou em mais de 300%; e foram recuperados vários serviços importantes, como o atendimento médico e a colônia de férias. Nosso Departamento Jurídico também voltou a falar grosso com as empresas, ajuizando centenas de ações contra os abusos dos patrões, além de melhorar o atendimento aos comerciários. “Aprendemos que só a luta organizada dos trabalhadores é capaz de arrancar vitórias frente ao poder do dinheiro das empresas. Por isso, a gente não se cansa de repetir que o patrão só abre a mão na base da pressão! Venha fazer parte da Hora da Mudança! Chega junto com o Sindicato nessa luta por mais valorização e respeito”, convida, em nome de toda a diretoria, a presidenta interina Alexsandra Nogueira.