Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Abril Verde: campanha de prevenção aos acidentes de trabalho

Reprodução da internet.

Em 7 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, data que inspirou a criação do “Abril Verde”, campanha dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho, com a realização de atividades de conscientização por todo o país. O Sindicato dos Comerciários participa com foco no fortalecimento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas empresas do comércio.

De acordo com a Previdência Social, o Brasil registra uma média de 200 mil acidentes de trabalho por ano. Em 2014 o número foi ainda maior: 704 mil acidentes, dos quais quase três mil resultaram em mortes e 250 mil em afastamentos por mais de 15 dias. Jornadas excessivas, más condições de trabalho e falta de treinamento são os principais causas das doenças ocupacionais que afetam trabalhadores do comércio. O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, alerta para o descaso dos patrões em relação à saúde do comerciário: “A maior parte dessas doenças resulta da exploração extrema da força de trabalho, para lucrar cada vez mais. Recebemos muitas denúncias, por exemplo, de operadores de caixa que não são autorizados a ir ao banheiro, além de não contarem com cadeiras adequadas. O resultado são problemas renais e na coluna vertebral. Não podemos permitir essa situação! Por isso estamos na luta, fiscalizando e cobrando para que as empresas cumpram as normas de segurança no trabalho.”  

CIPAs Fundamentais para tornar mais segura e saudável a rotina dos comerciários, as CIPAs são compostas por representantes dos trabalhadores e dos patrões. Têm por objetivo melhorar o ambiente de trabalho para prevenir acidentes e doenças decorrentes da atividade profissional. “Empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a constituir CIPAs”, explica o diretor sindical Paulo Henrique da Silva, que acrescenta: “A formação dessas comissões é feita em eleições entre todos os funcionários. Os eleitos possuem estabilidade de dois anos. Nos últimos seis meses, acompanhamos mais de cem eleições e esse número tende a crescer, já que nossa categoria está cada vez mais consciente de seus direitos e do papel do Sindicato”.

Eleita recentemente para a CIPA de sua empresa, Beatriz Gomes está confiante: “É a primeira vez que participo. Espero que eu possa sempre ajudar meus colegas e continuar alertando todos para que ninguém venha a se machucar.”

Sua empresa ainda não possui CIPA? Notou alguma fraude na eleição? Avise ao Sindicato por meio da nossa página no Facebook ou pelo zap (21) 96697-5260.