Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Vem aí o I Prêmio Margaridas para mulheres comerciárias

Arte de Chris Boari/ Comerciários

O Sindicato dos Comerciários do Rio, por meio do Coletivo Margaridas, vai entregar no dia 24 de março (sexta-feira) o I Prêmio Margaridas. Serão homenageadas dez mulheres comerciárias do Rio, Miguel Pereira e Paty do Alferes por sua participação nas principais lutas da categoria durante o último ano.

Parte das comemorações do Mês das Mulheres, a premiação será realizada na sede do Sindicato (R. André Cavalcanti, 33 – Lapa), a partir das 19h, com coquetel e a participação musical do grupo de samba Linda Baobá. Todas as comerciárias e comerciários estão convidados a participar.

Mês de luta Mais do que uma simples comemoração, março é um período estratégico para discutir os direitos das mulheres. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizou recentemente uma pesquisa sobre os empregos formais no comércio. O estudo aponta que as mulheres, apesar de ocuparem metade das vagas, ganham menos que os homens, cumprem uma jornada extra por conta do trabalho doméstico e ainda sofrem com as exigências de “boa aparência” e “juventude”. Nesse sentido, o Sindicato cobra e apoia a criação e a manutenção de políticas públicas de valorização das trabalhadoras.

“Que o Prêmio Margaridas e todas as comemorações de março possam ampliar o debate sobre a violações de direitos das mulheres, em defesa da democracia, do respeito à vida, do direito ao trabalho digno e pela efetiva participação feminina nos espaços de poder”, comentou a diretora do Sindicato, Rosângela Rocha.

Assista a seguir o video de nossa campanha pelos direitos das mulheres